Sumaré terá praça 24 horas

Até o fim de novembro, São Paulo deve ganhar uma nova praça, na esquina da Avenida Doutor Arnaldo com a Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, zona oeste. Como fica em um ponto elevado da topografia da cidade, a praça terá uma vista privilegiada, de onde será possível observar os bairros do Sumaré, Perdizes e Pacaembu.

A Prefeitura corre contra o tempo para entregar o projeto antes do fim da gestão: as obras começaram há menos de um mês e devem consumir R$ 750 mil.

A praça, que ainda não tem nome definido, terá vocação para as atividades esportivas, com três pistas de skate com diferentes graus de dificuldade, uma quadra de basquete de rua, o chamado “street basket” – só com tabelas e garrafões – e um playground para crianças com balanços, escorregador e gangorra.

“A idéia era fazer uma praça esportiva, mais ativa do que contemplativa, já que a Avenida Sumaré é utilizada para caminhadas e a Avenida Doutor Arnaldo é uma das vias percorridas pelos ciclistas noturnos”, diz André Graziano, arquiteto e paisagista da Secretaria Municipal das Subprefeituras.

Uma das idéias é estender o funcionamento da praça para o período da noite, aproveitando que as bancas de flores em frente ao Cemitério do Araçá ficam abertas 24 horas, além da boa rede de linhas de ônibus e metrô da região.

O terreno, que pertence à Prefeitura, foi utilizado pela Companhia do Metropolitano (Metrô) durante 12 anos, mesmo após o término da construção da Estação Sumaré.

Ultimamente, o local abrigava uma equipe de funcionários do Metrô. Em março, o secretário Municipal das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, requereu a área para a implantação da praça.

O local também contará com um espaço para bate-papo, com mesas que ficarão à sombra de um caramanchão com trepadeiras floridas. Às árvores frutíferas já existentes no local como abacateiros, mangueiras, goiabeiras e figueiras, vão se somar mudas de ipês-brancos, paus-ferro e jerivás. A intenção do projeto arquitetônico é manter o parque florido durante o ano todo.

Pistas de skate

A menina-dos-olhos da Praça dos Esportes são as três quadras de skate. Duas pistas serão da modalidade “street”, que tentam reproduzir os obstáculos encontrados nas ruas. A outra pista será do tipo “bowl”, inspirada em uma piscina vazia com fundo redondo utilizada pelos skatistas da Califórnia, Estados Unidos, quando os donos não estavam em casa. Patinadores e ciclistas também poderão utilizar os equipamentos da praça para manobras. “Como a praça é em desnível, aproveitamos justamente essa característica para fazer uma das pistas de skate”, explica Graziano.

A região do Sumaré é famosa entre as ‘tribos’ de skatistas por causa de suas ladeiras para a prática do esporte. Recentemente, a Avenida Paulista, também próxima à região, se tornou referências da prática por causa da calçadas lisas recém-reformadas.

Atrações

Três pistas de skate com diferentes graus de dificuldade. Duas pistas serão da modalidade street, que tentam reproduzir os obstáculos encontrados nas ruas. A outra pista será do tipo bowl, inspirada em uma piscina vazia com fundo redondo utilizada pelos skatistas da Califórnia, Estados Unidos, quando os donos não estavam em casa. Patinadores e ciclistas também poderão utilizar os equipamentos disponíveis da praça para manobras

Uma quadra de basquete de rua, o chamado “street basket” só com tabelas e garrafões
Um playground para crianças com balanços, escorregador e gangorra
Espaço para bate-papo, com mesas que ficarão à sombra de um caramanchão com trepadeiras

Mônica Cardoso
Jornal da Tarde